quinta-feira, 15 de junho de 2017

Conversa sobre Pensamento Médico Baseado em Evidências

No mês passado, meu amigo José Carlos Campos Velho, líder do movimento Slow Medicine no Brasil, gravou conosco esta entrevista para exibir no evento Slow Medicine/Choosing Wisely ocorrido no início deste mês em São Paulo. Por trás das câmaras, José Carlos me provocou sobre vários assuntos, me fazendo refletir sobre o entrelace entre medicina baseada em evidências e choosing wisely, passando pelos conceitos de mente crente, certeza platônica, mentalidade do médico ativo, overdiagnosis e menos é mais. 





______________________________________________________________________

Conheça o nosso curso de MBE, clicando em Curso Online de Medicina Baseada em Evidências

11 comentários:

  1. Parabéns, Luis! Sua entrevista está belíssima, condensando conceitos de maneira clara, didática e às vezes até poéticas. Sua entrevista contribuiu muito para dar densidade às reflexões do evento e agora vai atingir muita gente, através de sua divulgação na web. Bom para a Medicina.

    ResponderExcluir
  2. Luis Cláudio, parabéns pela matéria e pela clareza em explicar os princípios filosóficos da medicina embasada em evidência e os mitos que envolvem a medicina baseada em fantasia.

    ResponderExcluir
  3. Excelente entrevista, a Medicina baseada em ciência, requer probabilidade, análise contextual, ambiental e historica

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista, a ciência é feita de analises probabilística, contextual,historico-familiar, ambiental e antecedente saúde.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom tais elucidacoes.
    Nos, humanos, nao temos certezas.
    Porem , o aprendizado das probabilidades, facilita a nossa qualidade de vida
    O saber intuitivo deve ser associado ao saber cientifico do facultativo da area medica e desta forma, otimizar uma parceria mais eficaz entre paciente e medico.

    ResponderExcluir
  6. O QUE ACHOU DO ARTIGO TIME-TO-FUROSEMIDE TREATMENT AND MORTALITY IN PATIENTA HOSPITALIZEF WITH ACUTE HEART FAILURE?

    ResponderExcluir
  7. Uma linguagem clara e competente, foi capaz de me fazer rever conceitos e valorizar a evidência para deliberação de processos de saúde. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Muito bem explicado. Parabéns.

    ResponderExcluir