sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pra que alongar antes de correr ?



Quando vejo uma comunidade valorizar algo em demasia, desconfio, o grau de valorização pode ser desproporcional ao grau de evidências. Isso é comum. Uma ótima saída para quando não queremos fazer uma coisa, é nos perguntarmos: há benefício comprovado?

"Alongo em algum momento do dia, mas não necessariamente antes da corrida", já dizia o triatleta Júlio Neves em uma conversa informal. Gostei e me senti mais livre ainda para não alongar.

Gosto de correr, mas nunca fui submisso a esse negócio de alongar. Sempre achei essa recomendação um pouco exagerada. No dia em que estou meio malicioso até penso que é uma babaquice. Nunca aceitei essa tirania, pois sabia que não havia evidência. Bem, agora há evidência de ensaio clínico radomizado: alongar não traz benefício, ... nem malefício.

E tão bom quando vemos um ensaio clínico randomizado a respeito de um simples hábito de vida. É a vida cotidiana sendo avaliada por evidências probabilísticas. Filosófico. Reforça o paradigma da saúde beseada em evidências.

Foi o próprio Júlio Neves que publicou em seu facebook  a notícia do ensaio clínico The impact of a pre-run stretch on the risk of injury in runners, apresentado no congresso da Academia Americana de Ortopedistas, cujo abstract está disponível do site. Foram 1.398 pacientes randomizados para alongar ou não alongar antes de correr e ao final de 3 meses a incidência de lesões foi 16% em ambos os  grupos.

Mais um mito derrubado. Na vida, vemos muitas paradigmas sendo derrubados. Mas grande parte dos paradigmas precisam ser derrubados porque nunca deveriam ter sido criados. Essa mania de criar mitos, crenças não embasadas dá nisso. Parece que o conhecimento muda muito, mas em muitos casos não é exatamente uma mudança de idéia, pois não deveria ter existido idéia alguma.

Agora vou ficar observando se esta evidência científica vai ter algum impacto prático. Esse é outro problema. Primeiro, a falta de evidências. Depois, a penetração das evidência na prática. Há uma grande lacuna entre o conhecimento e a modificação de conduta baseada em conhecimento.

Será que vamos continuar vendo as grandes rodas nos grupos de corrida, com todos alongando simultaneamente, num rito quase religioso? Tomara que eu esteja errado, mas acho que tudo vai continuar do mesmo jeito. Pelo menos não faz mal.

O que não vai continuar do mesmo jeito sou eu quando meus amigos educadores físicos vierem me dar lição de moral quando me virem sem alongar. Agora tenho a resposta na ponta da língua.

7 comentários:

  1. Esse post terá impacto imediato na minha rotina/consciência! Sempre vejo os grupos de corrida numa rodinha de alongamento... Já tive vontade de participar, mas eram mt caros e acabei desistindo.
    O trabalho trás dois pontos de ordem prática para mim: se ganha os 5 minutos do alongamento na corrida (e com isso mais 01 km no distância percorrida) e os autores chamam a atenção que tem maior de lesão risco quem já alongava e para de alongar (ou seja, meu risco não vai mudar...).
    Vou procurar ensaios clínicos randomizados com relação aos benefícios das diversas intensidades/distâncias das atividade esportiva. No caso de muitos (inclusive no meu) o pouco tempo livre se traduz em atividades frequentes de menor tempo e maior intensidade... Será que é melhor?

    ResponderExcluir
  2. Luís, parabéns pela postagem. Gostaria muito de ter esse paper para compartilhar com alguns amigos tb "corredores". Algumas perguntas que ficaram e que não sei se o artigo responde:
    - a população selecionada eram corredores de qual distância? e pace? e eram grupos homogêneos mesmo?
    - algum padrão ou tipo de lesão diferente entre os grupos?
    - achou alguma coisa falando do benefício do alongamento após o exercício?
    Forte Abraço,
    Marcony (marconyandrade@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando chego cedo à praia e vejo amigos se entregarem a longas rotinas de alongamento: entro correndo no mar e surfo por pelo menos 20 minutos sem a concorrência deles!
    Por favor, não divulguem este post na comunidade do surf!
    Rsrsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Marcony, leia o link do trabalho que coloquei na postagem.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua análise! Lembro-me da minha infância quando minha mãe dizia...."não tome leite com manga meu filho".... Parece que o "alongamento antes de correr" segue a mesma linha. Como saber de fato qual é a verdadeira verdade? De onde surgem os mitos? Voltando ao fato do alongar antes de correr, confesso que apesar da falta de evidência, sinto-me mais seguro quando faço o alongamento antes e depois do exercício, talvez não para evitar lesões, mas sim como parte de um ritual de concentração no exercício e porque não de meditação. Quanto as rodinhas de alongamento antes dos exercícios...Acho que também vou ficar com a resposta na ponta da língua.... Por fim, qual será o próximo mito a cair?

    ResponderExcluir
  6. Me desculpe, mas o artigo é muito pequeno e não traz o detalhamento completo. Além do mais para aqueles que já alongavam e pararam de alongar houve um aumento significativo de lesões. Mais ainda, um dos fatores de risco preponderantes foi o aumento da distancia, logo, quem falou acima que utilizaria o tempo a mais para aumentar a distancia, pode estar entrando no fator de risco. E,finalmente, não são tratados outros aspectos do alongamento como ganho de perfomance e redução dos riscos de lesões de longo prazo, como hernia de disco. Espero ter contribuido para discussão.

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem!...como educadora fisica,fisioterapeuta e corredora creio que o tema é de interesse aos profissionais da saude assim como aos adeptos da corrida.
    Acredito que paradigmas devem ser derrubados e a evidencia cientifica possui esta capacidade.
    Podemos observar que no estudo em questão trata-se da incidência de lesões no alongamento antes e depois da corrida...e é de grande relevância.
    Não é o objetivo questionar os diversos beneficios do alongamento.
    Beatriz Giesta

    ResponderExcluir