domingo, 17 de abril de 2011

Tostão e a Medicina Baseada em Evidências



Para quem não sabe, Tostão, tricampeão brasileiro de futebol, também é médico. Tostão escreve sobre esporte como nós médicos devemos pensar sobre medicina. Sempre mantém um pensamento critico, separando o que tem valor do que não vale nada.

Em sua última coluna, Tostão escreveu “É óbvio que informações estatísticas são importantíssimas. Mas exageram. Impressiona-me como se formam conceitos, dão opiniões, baseados em estatísticas que têm pouca ou nenhuma importância.” Que semelhança com nossa realidade médica!

Ele usou como exemplo a notícia da Globo de que Neymar foi o primeiro jogador a fazer dois gols contra a Escócia. Que imbecilidade de notícia ... Isso acontece em medicina todo dia. Exemplos múltiplos em cada postagem desse Blog.
Tostão é um comentarista baseado em evidências. Não é maria vai com as outras, separa o que é relevante do que é inútil. Como médicos, devemos seguir seu exemplo. E para os que gostam de futebol, devemos sempre ler Tostão, pois ele tem coragem de falar o que os Galvão Buenos não falam. Mais uma semelhança com a comunidade médica baseada em evidências.

Acho que Tostão deveria começar a escrever editoriais para revistas científicas.

Tostão, obrigado pelo tricampeonato mundial da seleção canarinha.
Mais do que isso, obrigado por nos mostrar como pensar.

Um comentário:

  1. Muito bom. A razão é útil em todos os campos do pensamento. Pena que, como o bom senso, todos pensam que a usam bem.

    ResponderExcluir