terça-feira, 5 de julho de 2011

Wear Sunscreen



Wear Sunscreen (em português, Use filtro solar) é o nome comum de uma obra chamada "Advice, like youth, probably just wasted on the young" escrita por Mary Schmich e publicada no Chicago Tribune como uma coluna em 1997. A forma mais conhecida da obra é uma música gravada em 1999, "Everybody's Free (To Wear Sunscreen)", produzida pelo cineasta australiano Baz Luhrmann. Narrado pelo dublador australiano Lee Perry, o vídeo e o texo ficaram famosos e no Brasil foi traduzido por Pedro Bial.

Provalmente muitos conhecem. Para os que não conhecem, vale a pena ouvir as mensagem no vídeo acima. Para os que já conhecem, vale a pena ouvir de novo. O autor nos dá conselhos sábios sobre a vida, mas humildemente reconhece que são só conselhos, sem comprovação científica. O texto começa com o autor reconhecendo que de tudo o que vai dizer, só de uma coisa ele tem certeza: de que usar filtro solar faz bem à saúde.

No entanto, sob a visão da medicina beseada em evidências, nem isso o autor poderia ter dito. Isto porque não havia evidências de ensaios clínicos randomizados sobre a eficácia do filtro solar na prevenção de câncer. Interessante, não? Algo que nós sempre tivemos como verdade absoluta. Até então o que existia eram estudos caso-controle de resultados controversos.

Mas agora surgiu uma evidência que valida a poesia do texto. Green et al publicaram no Journal of Clinical Oncology com 1.600 indivíduos, randomizados para uso diário de protetor solar versus uso a critério do usuário. Após 15 anos, verificou-se redução na incidência de melanoma pela metade (HR =0.50). Agora assim a gente pode ver este vídeo de forma embasada. Recomendo.

5 comentários:

  1. Interessante como a medicina tem "verdades" que nos parecem tão óbvias a ponto de não fazermos uma pergunta essencial: qual a evidência científica que a comprova ou embasa?

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho precoce admitir que "wear sunscreen" faz bem à saúde. Há poucas dúvidas sobre o uso de fotoprotetores em relação aos efeitos maléficos da radiação UV sobre o câncer de pele e, portanto, sua importância em relação à prevenção dessa patologia. Entretanto, há um número crescente de literatura médica sobre os efeitos benéficos da vitamina D sobre a saúde em geral, além da elevada incidência de deficiência/insuficiência mesmo em regiões tropicais. Sabendo da importância da exposição ao sol no metabolismo da vitamina D, fica-se no dilema sobre como evitar o câncer de pele sem causar deficiência de vitamina D. É bem verdade que a despeito dessa deficiência estar sendo associada a um corolário de patologias desde aumento da incidência de DM tipo II, doença cardiovascular, aterosclerose carotidea subclínica, doenças auto-imunes, câncer e até infecções, muito ainda há de ser esclarecido. É preciso conhecer a real importância desses achados, os níveis ideais de vitamina D, se a suplementação consegue "atenuar" a não exposição ao sol,qual o tempo de exposição e em que horário, etc. Até lá ainda continua, ao meu ver, difícil de embasar esse vídeo no que tange fazer bem à saúde.

    ResponderExcluir
  3. Análise interessante, gostei com comentário. Por favor, se identifique.

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que existe um trial sobre o assunto. Gostaria de lembrar que os EUA estão mudando a nomenclatura de proteção UVA e UVB, pois esse negócio de Fps é muito confuso. Usar um filtro 50 custa mais caro, mas tem o mesmo efeito do 30. Você também se sentiu lesado ?

    ResponderExcluir
  5. Confesso que sou bem relapso quanto a filtro solar, mas uma coisa é certa. Os "globetes" (e até pessoas de outras emissoras) catam material internacional, fazem uma dublagem meia boca e passam como se fosse deles.

    ResponderExcluir