domingo, 16 de outubro de 2016

Curso Online de Medicina Baseada em Evidências



Colegas, cliquem no link para conhecer nosso Curso Online de MBE

Este curso tem o propósito de aproximar o pensamento clínico do paradigma científico. Seguindo o mesmo estilo de nosso Blog, utilizamos uma abordagem informal para democratizar conhecimentos básicos e avançados de metodologia científica, facilitando o entendimento de conceitos tradicionalmente percebidos como complexos.

Este curso se volta não apenas para professores ou pesquisadores, mas também para profissionais de saúde que desejam aprimorar sua prática clínica com (1) a análise crítica da validade de evidências científicas e (2) habilidade de aplicar o conhecimento científico na decisão clínica.

Ao abordar “aplicabilidade”, vamos além da metodologia científica. Apresentamos de forma original princípios de raciocínio clínico embasado em evidências, aspectos psicológicos da decisão, vieses cognitivos típicos do pensamento clínico, análise crítica das crenças internas, e como alinhar preferências e evidências.

Medicina baseada em evidências não se trata apenas de metodologia científica ou das burocráticas (e importantes) revisões sistemáticas. A sabedoria está em saber utilizar as evidências como norte da decisão individualizada, que leva em conta valores e preferências de nossos clientes.

Embora este curso tenha origem em nossa inserção acadêmica, sua forma foge ao academicismo tradicional. Falamos mais como clínicos que entendem de ciência, mantendo a proximidade do mundo real.

13 comentários:

  1. Boa tarde!
    Inscrições ficam abertas até quando?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!! emite certificado após o curso? de quantas horas? obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Por favor, qual é o valor do curso?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estou no segundo ano de psicologia, seria indicado pra mim?

    ResponderExcluir
  5. Olá Luis, tudo bem? Para quem está cursando nutrição ainda, que é meu caso, conseguirá acompanhar o curso? Quero fazer para conseguir estudar, sem saber metodologia não tem como!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim. O treinamento em pensamento científico independe do conhecimento técnico adquirido nos cursos de graduação. Inclusive, vejo como positivo que esta abordagem seja inserida precocemente durante a formação acadêmica.

      Excluir
  6. Estou com problema no pagamento do curso. Com qual email poderia entrar em contato?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O Curso é uma plataforma de uso contínuo. Vc se inscreve e inicia quando quiser.

      Excluir