segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Blog alcança a marca de 10.000 acessos

Dez meses depois de seu lançamento, nosso Blog alcançou a marca de 10.000 acessos em 04 de outubro.

Vale a pena aproveitar esta oportunidade para relembrar como surgiu o Blog. A idéia de criarmos um blog com este tema, não foi minha. Na verdade, anos antes Dr. Carlos Marcílio já falava que precisávamos criar o blog e chegamos a iniciar algum esboço em conjunto, mas isso não foi para frente, devido a dificuldades técnicas. Eu já acompanhava com interesse o Blog de Barral, o que também servia de motivação para criar algo neste sentido. Mas aquilo tudo parecia algo complicado, quando em dezembro de 2009, Márcio Duarte me mostrou como é fácil criar um blog no Blogspot e em poucos minutos este Blog foi criado. Assim, a partir do incentivo de amigos, aliado à facilidade técnica de criar um Blog, nasceu o Medicina Baseada em Evidências.

Interessante é perceber que além dos colegas, há acessos de outras cidades, recebemos comentários de pessoas totalmente desconhecidas. O Goggle direciona muitas pessoas para o Blog, a depender do tema de pesquisa utilizado. Não são só profissionais da área médica que acessam, há várias seguidores que simplesmente gostam dos assuntos relacionados a medicina e curtem a forma provocativa de nossas reflexões.


Os comentários são dos mais diversos, muitos concordando com nossos posicionamentos, outros discordando de forma enfática. Isso tudo serve de incentivo, visto nosso principal objetivo é o de provocar reflexões, muito mais do que propor verdades absolutas.

Este Blog é alimentado pela percepção de que as pessoas estão acessando. Os comentários escritos no Blog, os comentários que colegas fazem pessoalmente, as cobranças de novas postagens quando demoro de escrever, tudo isso é  um grande incentivo.

Há pessoas que se destacam pelo incentivo e entusiasmo pelo Blog. Só para citar alguns, Júlio Braga, colaborador com várias postagens em seu estilo contestador; Bruno Bezerril, que dos Estados Unidos nunca deixa de nos incentivar e fazer comentários interessantes; Dr. Barral, sempre conectado, de quem muitas vezes roubamos algumas idéias do que escrever; Há também os não médicos, Mariana Freitas, Emanoel Silva, sempre com comentários filosóficos. Minhã mãe, que constantemente me mande e-mails chamando atenção para erros de português. Meus alunos e ex-alunos.

Enfim, esse Blog é de todos nós. Obrigado a todos pelo incentivo ao longo deste primeiro ano.

9 comentários:

  1. Parabéns e obrigado pela referência. Na verdade, o blog reflete o seu grande preparo no tema e o seu equilíbrio ao tratar dos assuntos, por isto é um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Também quero parabenizá-lo. É a resposta à forma consistente e embasada com que você escreve, e aliás norteia o modo como você lida com conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Este blog é fantástico e não poderia deixar de ser um sucesso. Espero que continue sempre motivado e que possa manter suas provocações...
    Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Luis. Sou entusiasta do seu Blog e o consulto regularmente. Claro, objetivo e imparcial, seu blog segue realmente os preceitos da medicina baseada em evidencia. Adiante!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Luis. Gosto muito de ler e indico algumas postagens a residentes de Clínica Médica que oriento. Vida longa ao MBE, que supere constantemente as barreiras à empolgação não incomumente impostas pelo dia-a-dia de uma Medicina cada vez mais difícil no Brasil. Guilherme Brauner Barcellos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ser leitor assíduo, leio alguns artigos neste blog!!!
    Já sabia,desde do início, que o blog seria um sucesso!!
    Parabéns, Mestre.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela marca e pelo blog que é sensacional! Apesar de não postar comentários sempre, estou acessando e aprendendo muito com tudo o que você escreve, sempre muito sensato e instigante.
    Abração
    Denise Matias

    ResponderExcluir
  8. Caro Luis.
    Parabéns.O relato sôbre Odds ratio (razão de
    chance) e probabilidade (risco) achei provei-
    toso principalmente para nós que estamos em au-
    las de "Bioestatística"
    Abraços fraternos.
    Themístocles.

    ResponderExcluir
  9. Além de tudo ser interessante no seu blog, acho digna sua conduta de aprovar a publicação de comentários (já que estes passam por um crivo) que discordam do assunto em pauta e inclusive daqueles que parecem ter uma certa agressividade. Isso mostra que sua intenção é provocar reflexões, mais do que propor verdades absolutas, além de não incitar a vaidade aprovando apenas os inúmeros comentários com elogios...
    Parabéns! Onde teclo para "curtir" infinitamente? rsrs

    ResponderExcluir