E do ponto de vista cardiovascular, há benefício da religiosidade? Acaba de ser publicado na sessão ahead of print do Circulation o artigo Burden of Cardiovascular Risk Factors, Subclinical Atherosclerosis, and Incident Cardiovascular Events Across Dimensions of Religiosity: The Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA). O MESA é um estudo de base populacional, que acompanha longitudinalmente 5.474 indivíduos de diversas etnias. Este trabalho não confirmou associação entre religiosidade e melhor prognóstico cardiovascular. A incidência de eventos cardiovasculares foi semelhante entre religiosos e não religiosos. Da mesma forma, o escore de cálcio coronário (marcador de aterosclerose) não foi associado a religiosidade em análise multivariada. Dentre os fatores de risco cardiovascular, religiosos fumavam menos, porém tinham mais obesidade. Um pode ter anulado o outro.
Devemos salientar que há estudos sugeriram redução de eventos cardiovasculares com religiosidade, portanto esta questão pode ser considerada controversa. O ideal seria randomizar os indivíduos para ser ou não ser religiosos, porém isso não é factível.
Em conclusão, de acordo com o estudo MESA, não há benefício em ser religioso no que tange incidência de eventos cardiovasculares.
Não vi o artigo e seria temerário falar sobre metodologia. Contudo, um ponto que gostaria de destacar, e difícil de controlar, é quanto a religiosidade se relaciona com a obediência às normas da religião. Como medir a religiosidade no sentido do cumprimento das recomendações. Creio ser um fator com grande variabilidade.
ResponderExcluirOutro aspecto relevante sobre estudos com religiosidade é que grande parte dos indivíduos que busca a religião está passando por algum problema físico ou emocional. Tenho certeza que se investigássemos por exemplo, a incidência de surtos psicóticos nessa população veríamos uma grande associação com religiosidade, gerando uma falsa relação causal. Doenças físicas também são frequentes motivos de busca à religião. É provável então que um possível efeito benéfico da religiosidade seja anulado por este viés de seleção.
ResponderExcluir