sábado, 16 de janeiro de 2010

Magnitude do Benefício de Antidepressivos


Na medicina ocidental, é relativamente comum a prescrição de antidepressivos no intuito de resolver casos de depressão leve a moderada. Porém os ensaios clínicos que demonstram efeito antidepressivo superior ao placebo se limitaram a estudar pacientes com depressão severa. Em artigo publicado semana passada no JAMA (JAMA 2010;303:47-53), foram combinados sob a forma de meta-análise 6 trabalhos que incluíram um amplo espectro de gravidade de depressão, estudando um número representativo de pacientes com depressão leve a moderada. O efeito da terapia foi medido pela Escala de Depressão de Hamilton, que foi aplicada antes e depois do tratamento. Foi consistente a observação de que o efeito das drogas é igual ao placebo em pacientes com depressão leve a moderada, ao passo que pacientes com depressão severa o benefício das drogas é significativo.
Portanto, em casos mais leves de depressão, principalmente os que se confundem com as angústias comuns do ser humano, o uso de drogas antidepressivas não parece ser o melhor caminho. Há caminhos alternativos.

Um comentário:

  1. É professor, muitos Psiquiatras tendem a passar muitos medicamentos, pois, acredito eu, eles pensam que a ação de medicar é curar.

    ResponderExcluir