terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Paradigma do Paraquedas

Medicina baseada em evidências é definida como a utilização da melhor evidência corrente na tomada de decisões médicas. Melhor evidência corrente às vezes não são estudos de alta qualidade científica, pois estes não estão presentes em várias circunstâncias clínicas. Muitas vezes não há um grandes ensaio clínico randomizado para uma certa decisão terapêutica, ou um grande estudo de coorte para resolver uma questão prognóstica. Desta forma, cabe à medicina baseada em evidências identificar circunstâncias onde se justifica tomar condutas clínicas mesmo sem a evidência ideal. Mas como saber que circunstâncias são estas?
Há duas circunstância gerais que se aplicam neste caso: plausibilidade extrema ou gravidade extrema. O primeiro caso ocorre quando a situação é tão plausível que se torna anti-ético exigir que a conduta seja condicionada à realização de um ensaio clínico. Não precisamos randomizar indivíduos que pulam de um avião para uso de para-queda ou placebo para saber que a terapia do para-queda reduz a mortalidade. Daí o paradigma do para-queda, que tem vários exemplos médicos: uso de diurético no edema agudo de pulmão, troca de valvas cardíacas defeituosas, correções de cardiopatia congênita grave, implante de marca-passo no bloqueio átrio-ventricular total. Estas são situação são de plausibilidade extrema, aplicadas corretamente, a despeito da inexistância de ensaios clínicos. Há outas situações, as de gravidade extrema. Por exemplo, choque cardiogênico decorrente de embolia pulmonar. A terapia trombolítica fica indicada, pela situação da gravidade extrema, ou seja, é tão alta a mortalidade, que se determina uma terapia mesmo sem um ensaio clínico randomizado.

O problema é que são inúmeras as situações onde se adota uma terapia na ausência de evidências e na ausência de situações que impliquem em gravidade extrema ou plausibilidade extrema: uso de ezetimibe para redução do colesterol; uso de terapia de reposição hormonal para redução de eventos cardiovasculares; uso de rimonabant para perda de peso; preferir novos anti-hipertensivos sem comprovação de benefício clínico, em detrimento de anti-hipertensivos mais antigos com benefício comprovado; e assim por diante. São múltiplos os exemplos. E aí entra a pressão da indústria farmacêutica, a qual convence grande parte da comunidade médica a adotar condutas sem evidências, porém lucrativas em vários sentidos.

Medicina baseada em evidências não é ser inflexível e só adotar condutas plenamente validadas. Cabe ao médico separar as situações onde é necessário mais flexibilidade e situações onde as evidência ideais devem ser aguardadas pacientemente. Aí entra a experiência clínica que não é a antítese da evidência, mas sim um requisito importante na tomada de decisão.

Por fim, medicina baseada em evidências não é um purismo científico feito para agradar acadêmicos. É a utilização do conhecimento médico em benefício do paciente em primeiro lugar.

6 comentários:

  1. Excelente explicação Luis. De maneira inusitada, o seu blog me trouxe novamente o entusiasmo de estudar a medicina. Aquela medicina que é esquecida muitas vezes pelos seus praticantes. Comprei algumas fontes e estou me deliciando. Este conhecimento é útil não só para os médicos assistencialistas, mas também para aqueles que desenham investigações visando um mínimo de aplicabilidade no cotidiano desta bela profissão. Todos ganham com isso. Menos os que não merecem.

    ResponderExcluir
  2. Simpatiso com sua didática e maneira de escrever. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Luis Cláudio,

    Eu, obviamente, concordo com seus comentários. Fica apenas a resposta para aqueles que sugerem que os defensores da medicina baseada em evidências (MBE) deviam ser os sujeitos dos testes randomizados com para-queda. A medicina baseada em evidência é capaz de definir as vantagens do para quedas, nem tudo que fazemos é baseado em ensaios clínicos, até porque eles nem sempre são possíveis.

    MBE é sobre usarmos as melhores evidencias possíveis, então de cara temos opinião de especialistas (todos são unânimes sobre os benefícios do para-quedas), e é também possível fazer estudos de coorte e caso-controle analisando quem pulou de para-queda ou sem ou vendo como estavam aqueles que morreram e os que sobreviveram.

    É preciso desmitificar que sempre teremos ensaios clínicos para nos apoiar, e devemos entender os diferentes estudos e a qualidade dos dados fornecidos por eles. Por fim entendemos que não é porque não termos ensaios clínicos sobre determinado assunto que estamos no escuro e dependendo apenas de nossa intuição.

    att,
    Felipe Magalhãe

    ResponderExcluir
  4. Paradigmas sendo quebrados: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/americano-e-o-primeiro-saltar-de-7620-metros-sem-paraquedas.html

    ResponderExcluir
  5. Medicina baseada em bom senso.
    Sabemos que há corrupção inclusive na divulgação de papers no mundo de hoje.
    Uso de medicações e intervenções precisa-se de respaldo comparativo, mas o que vejo hoje é um questionamento de hábitos e consumo dietético que vem sendo questionado por defensores da MBE, uma vez que a maioria de estudos envolvendo a temática são observacionais. Muitas vezes colhidos apenas por questionário, como caso do PURE study.
    Quero saber quem bancará um estudo envolvendo milhares de pessoas, multicentro, para mostrar os benefícios de uma dieta isenta de corante artificiais, em detrimento de uma dieta com industrializados. Para que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom senso? De onde você propõe que se retirem justificativas para o uso de terapias? O bom senso se fundamenta em conhecimentos e, assim, deve se saber qual a sua origem, como se desenvolveu, o que garante sua aplicabilidade para socorrer padecimentos humanos, qual o grau de certeza de sua efetividade e de sua segurança? Como obter tais informações usando apenas o bom senso? Por que pessoas vinculadas a pseudociências ou formas de medicinas alternativas sempre alegam desvios da indústria farmacêutica? O comércio de medicamentos homeopáticos geram bilhões de dólares e derivam de um sistema médico implausível, de noções que violam leis científicas, como outras formas dessas chamadas medicinas alternativas e complementares. A necessidade de um método surgiu com os gregos e outros pensadores e culminaram com René Descartes e as realizações de Galileu e Newton. A MBE corresponde à adesão da Medicina ao método científico. A ciência é a única atividade humana a experimentar progresso e MBE deu à medicina o seu caráter científico definitivo. Negar isso é pretender dar credibilidade a charlatães, picaretas, mágicos e todo o tipo de patifarias que infestam nossa sociedade ávida por curas fáceis, submundo onde sobrevivem a expressiva maioria dessas práticas enganosas e indignas.

      Excluir